quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ku Klux Klan: terrorista e genocida
Emanoel Barreto

A Folha informa:O pastor protestante e diretor da Ku Klux Klan, Thomas Robb, declarou após a vitória democrata na corrida à Casa Branca que o presidente eleito dos EUA é "só metade negro". A KKK é a associação racista mais famosa do planeta, identificada historicamente por seus capuzes brancos, cruzes incandescentes e crimes raciais.

Em um texto publicado no
site do grupo supremacista branco, Robb afirma que "Barack Obama se tornou o primeiro presidente mulato dos Estados Unidos", e não negro, já que "ele não foi criado em um ambiente negro". "Ele foi criado por sua mãe [branca]", argumenta, na nota intitulada "América, nossa nação está sob julgamento de Deus!".

Robb interpreta que, com a eleição de Obama, o "povo branco" dos EUA vai perceber que é hora de se unir contra aqueles que odeiam seu modo de vida --estrangeiros e negros, de acordo com a KKK. "Essa eleição de Obama nos chocou? Nem um pouco! Nós vinhamos avisando ao nosso povo que, ao menos que os brancos se juntassem, seria exatamente isso que aconteceria", incitou."
....
A KKK é um dado político-racial a não ser desprezado. Talvez não sobrelevado, mas nunca desprezado. Os extremistas são o resíduo mais lamentável e desprezível da cultura norte-americana - aquele grupo reacionário, perigoso, agressivo que pode, sim, circunatancialmente acionar algo como um ataque ou atentado ao presidente eleito.

Alicerçada num fundamentalismo racista irracional e insano, a KKK representa a intolerância e o lado violento de uma sociedade branca, que não admite a humanidade como formada por seres iguais, cidadãos que podem e devem participar da sociedade, dos seus problemas e do compartilhamento de direitos.

Obama assumirá o poder em meio a uma situação difícil, não apenas pela guerra no Iraque e Afeganistão, mas especialmente pela crise econômica que desestabiliza a vida e o bem-estar de milhões de americanos. Esse condimento social pode muito bem ser acionado pelos extremistas, a fim de fazer valer os seus propósitos.

Preservar o equilíbrio é algo essencial para assegurar a democracia. E democracia não é algo que se esgota no simples e puro direito de votar e ser votado. A democracia é patrimônio ideológico e, portanto, imaterial, que assegura a mulheres e homens uma vida pautada pelo respeito a valores básicos da sida em sociedade; uma vida digna, honrada e assegurada em todos os planos pelo Estado. A democracia deve ter sempre como meta o ser humano, e sua valorização sob todos os aspectos.

A intransigência de racistas precisa receber todo o peso da mão do Estado. A KKK, desta forma, é um grupo terrorista, anti-democrático e, se deixarem, genocida. Tudo o que nenhum povo precisa.

Nenhum comentário: