Caros Amigos,
O presidente Lula virá a Natal dar força à campanha da deputada Fátima Bezerra. Não que tenha interesse, digamos, essencial, exato e que valorize a importância de Natal no contexto da política nacional. Não: vem por causa de um detalhe circunstancial: eleita, Fátima poderá ter grande peso para atrapalhar a campanha do senador José Agripino à reeleição.
Agripino é uma das vozes que mais se elevam em críticas ao governo petista e esta seria uma oportunidade para preparar uma sua possível queda com antecedência e zelo. São as coisas da política, o jogo do poder numa arena onde ninguém é absolutamente bom ou inteiramente mal; onde a condição humana mais se projeta em suas manifestações de grandeza, coerência/incoerência, miséria, golpes e contra-golpes.
Lula e Agripino são adversários e cada um fará de tudo para suplantar o outro.
A campanha está apenas começando. Mas o espetáculo político, que se repete a cada dois anos, seguirá seu compasso histórico: candidatos se apresentando como a manifestação mais nobre de compromissos com a cidadania, os interesses da coletividade, a razão, a honradez, os bons propósitos.Depois, a vida traz os escândalos e os eleitos se manifestam perplexos e se dizem vítimas de tramas sórdidas. É a vida... São os políticos...
Emanoel Barreto
*A foto de Fátima Bezerra foi feita quando da estréia do programa Xeque-Mate, na TV Universitária, criado por mim para servir de laboratório aos alunos dos cursos de Jornalismo e Radialismo da UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário