segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Nosso complexo de vira-latas

Caros Amigos,
Agora que a Fifa garante que a Copa de 2014 será realizada no Brasil, será preciso que o Congresso se ajoelhe e prometa: não irá apurar qualquer acusação relativa a multinacionais de produtos desportivos mediante CPIs, a fim de que o País se faça merecedor da esmola de ter aqui um campeonato mundial de futebol.

É que a Fifa não quer, em meio a um tumuldo de uma CPI, ser vista como tendo ligações perigosas com as falcatruas do futebol brasileiro. Acho que um povo não pode ser assim tão humilhado, exposto, achincalhado por dirigentes que, querendo tirar proveito político do futebol, vão à Suíça implorar para que a Copa seja no Brasil.

Este país não precisa de campeonato de futebol: precisa, sim, de escola, saúde, segurança, expectativa de vida para seu povo, emprego, salário digno, moradia. Precisa, enfim, de dignidade, honradez, seriedade e trabalho.

Ademais, sabe-se qua não há infra-estrutura à altura do evento; segurança, nem se fala. Mas dinheiro vai aparecer e bem depressa, seja do governo federal, sejam dos governos dos Estados escolhidos para sediar a Copa. Dinheiro será tirado de programas sociais para ser gasto, para ser dado a multinacionais que virão aqui pilhar um povo que já tem excesso de pouco.

A falta de dignidade do que se convencionou chamar de classe política vai garantir o futebol e os gritos de apoio dos milhões de tolos que cairão nessa emboscada.

Aí, me vem à lembrança Gonzaguinha, em Comportamento Geral:

Você deve notar que não tem mais tutu
e dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
e dizer que está recompensado

Você deve estampar sempre um ar de alegria
e dizer: tudo tem melhorado
Você deve rezar pelo bem do patrão
e esquecer que está desempregado

Você merece, você merece
Tudo vai bem, tudo legal
Cerveja, samba, e amanhã,
Seu Zé se acabar em teu Carnaval

É isso. O Brasil Merece.
Emanoel Barreto

Nenhum comentário: