sexta-feira, 9 de março de 2007

O Senhor da Guerra chegou: a polícia manda o povo calar

É impressionante a foto publicada hoje pelo Jornal do Brasil na primeira página: três soldados agridem um homem que participava, ontem, de protesto na Avenida Paulista, pela vinda do presidente George W. Bush ao Brasil.

Trata-se de uma foto-editorial clássica: perfeita sob todos os enquadramentos, sólida enquanto captura de um momento intenso, pujante pela forma como demonstra a brutalidade como o homem é dominado, pungente como depoimento daquele momento de vida de um brasileiro.

O mais lamentável é que relata como brasileiros são colocados nas ruas para oprimir outros brasileiros, que vêm a público dizer que não concordam com a vinda, ao País,de um homem que representa a nação mais autoritária e arrogante do mundo.

Um homem que, utilizando-se da política do big stick, invade com suas tropas outros países sob a alegativa de defensor das liberdades e da democracia. Bush vem ao Brasil unicamente para defender os interesses do sistema de dominação que representa e integra.

A foto foi publicada também na grande imprensa americana. Tecnicamente perfeita, humanamente tocante, é em si um lamento e uma advertência trágica: o turismo do Senhor da Guerra é garantido por forças policiais; o gemido de um povo, sua dor, seu protesto, é calado ao pisar das botas e golpes de cassetete.

Nenhum comentário: