quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Onde está Twiggy?

A imposição de padrões de beleza às mulheres é algo que não é novo, mas, nos últimos anos, tem se intensificado a um ponto que acontecem coisas como a morte da modelo Carolina Reston Macan, que morreu de anorexia aos 21 anos e 40 quilos. Tinha 1,74 m de altura. E muitas frustrações.

A questão de fundo é a criação no imaginário feminino de que para ser bonita é preciso ser magra a qualquer preço. E, de fundo mesmo, é isso o que move o mundo dos negócios da moda: o preço, o lucro, o dinheiro que as grandes empresas ganham às custas de meninas como essa. Além de não galgar a fama, ela ainda tinha de complementar sua minguada renda distribuindo panfletos que divulgavam uma boate.

A fatuidade, a futilidade, a exposição do lado externo do ser humano como objetivo de vida e essência do existir, formam o elemento-chave que movimenta as grandes empresas de moda e aprisionam em seu cárcere mental não apenas as que buscam aí profissão e sucesso, mas, de alguma maneira, as jovens de um modo geral, que consomem roupas, sapatos e bolsas.

Não houve nada de glamouroso na vida dessa jovem. E, não se engane, toda modelo está condenada ao esquecimento. Alguém aí ainda se lembra de Twiggy? Ou de Veruska? E Capucine, alguém me diz por onde anda?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola Emanoel,
A Twiggy parece ate uma pessoa normal hoje em dia, ela eh uma das juizas em um programa de televisao que esta fazendo muito sucesso por aqui, criado pela Tyra Banks (ex-modelo), America's Next Top Model.
O engracado eh ver as meninas super palitas e Tyra e outros juizes ja bem relaxados e gordinhos.
Pri