quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O insustentável peso do Walfredo Gurgel

Leio estarrecido na Tribuna do Norte sobre a situação do Hospital Walfredo Gurgel: o descalabro, o desrespeito, o inaceitável como padrão de funcionamento. Os médicos fizeram bem ao mobilizar-se e denunciar, denunciar com veemência, tal abuso. O Walfredo Gurgel é um problema de saúde pública, literalmente. Instalou-se historicamente um quadro de funcionamento insatisfatório, o que sinaliza outra coisa: um quadro de governos insatisfatórios.

Governantes entram e saem com planos mirabolantes. Quando em campanha, os candidatos a governador teem planos, políticas públicas criados por marqueteiros, que transformam problemas sociais em argumento de campanha e põem toda a sua criatividade na elaboração de quadros sociais maravilhosos e pronto: o eleito será o avatar de um ser miraculoso, que transformará a realidade de pesadelo num sonho delicioso. Quando tomam posse, despertam e veem que não é bem assim.

O atual governo não é diferente: prometeu muito, prometeu tudo, prometeu mais que o tudo, seja o que for esse tudo. E agora o que temos é uma situação insustentável. Falta dinheiro para o hospital e sobra sofrimento e dor a quem precisa de atendimento. Vamos esperar que, no mundo vivido, o insustentável peso do Walfredo seja colocado na balança da seriedade e do trabalho.

Nenhum comentário: