quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Recebo e divulgo:

Professor Marques de Melo agraciado com a Ordem do Mérito dos Palmares

O Governador Teotônio Vilela Filho anunciou, no dia 21 de novembro de 2011, no Palácio dos Martírios, em Maceió,  a outorga da Ordem do Mérito dos Palmares ao professor José Marques de Melo pela sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade brasileira. A comenda é atribuida anualmente pelo Estado de Alagoas a 10 personalidades que fizeram “diferença”, utilizando uma “importante ferramenta para transformar a sociedade”. 

A lista dos homenageados neste ano inclui intelectuais como o historiador Moacir Medeiros de Sant´Ana, a escritora Solange Chalita e o jornalista Enio Lins, os engenheiros José Carlos Lyra e José Roberto Fonseca, o político João Evangelista Tenório e a mãe de santo Maria Celestina da Silva, entre outros.

Alagoano nascido em Palmeira dos Índios, mas criado em Santana do Ipanema, José Marques de Melo pertence ao quadro acadêmico da Universidade de São Paulo, onde co-fundou a Escola de Comunicações e Artes, ali fazendo sua carreira docente e científica. É autor de meia centena de livros sobre jornalismo e comunicação, que circulam em universidades brasileiras e latino-americanas. Dirige atualmente a Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e presidente a Federação Brasileira das Sociedades Científicas e Associações Acadêmicas de Comunicação.

Escolhido como Personalidade da Comunicação no ano 2011 pela comunidade da área reunida em congresso nacional (Mega-Brasil), recebeu anteriormente a Medalha Rui Barbosa (Ministério da Cultura), o Prêmio Wayne Danielson de Ciências da Comunicação (Universidade do Texas, EUA), o Prêmio Ibero-americano de Teoria da Comunicação (Universidade de Oviedo, Espanha), o Prêmio Adelmo Genro de Jornalismo (SBPJOR) e o Prêmio Comunicador da Paz (Organizações Católicas Internacionais de Comunicação).


Nenhum comentário: