quinta-feira, 3 de setembro de 2009

De como a Justiça desapareceu no mundo
Emanoel Barreto

Disseram-me certa vez homens muito sábios, desses conhecedores dos mais recônditos segredos e das mais herméticas ciências: "Themis, a deusa da Justiça, não mais age entre os mortais, pois está presa. Castigada por nudez impudente, foi levada a cárcere secreto e lá é mantida fora do olhar e da vista de todos. Se tentar fugir, será submetida ao garrote vil. "

Apesar de confiar muito nos sábios - tenho sempre essa mania de confiar em sábios -, pus-me a investigar e eis o que descobri: Themis precisou vir da Grécia ao Brasil, mas, ao descer do Olimpo, viu que o mundo estava tomado por mar de lama. Como queria sentir de perto as injustiças, que haviam provocado o mar de lama, despiu-se e começou a nadar.

Suas brancas vestes deixou a cargo das ninfas, que viriam voando e lhas entregariam quando aqui chegasse. Enfrentou tubarões, moreias e outros monstros marinhos. A pegajosa lama recobria todo o seu belo corpo.

Afinal, aqui chegou. Pisando a praia, dirigiu-se uma ducha e a lama caiu de sobre o seu corpo. Ficou linda e nua em praia que não era de nudismo. Patrulha que passava a capturou imediatamente. Levada a um juiz, apresentou-se como Themis, a deusa da Justiça.

O juiz, desconfiado como todos os juízes, não acreditou na história e sentenciou: "Sou um magistrado. E porque sou um magisatrado sei muito bem que a Justiça não existe. É apenas uma lenda grega." Ela foi prontamente agarrada, posta a ferros e até hoje insiste em se dizer a Justiça. Mas a pena foi comutada e ela foi internada, como louca, num hospício onde todos se dizem Napoleão.

ZOORÓSCOPO

CAVALO - Conhecidos pelo temperamento digamos, forte, para não dizer outra coisa, o cavaliano atrita-se facilmente. Mesmo que o parceiro não o tenha provocado. Cavalo, no entanto, não deve brincar com Hiena. A mulher em Hiena não leva desaforo para casa e ainda sai rindo, depois de armar a confusão.

Nenhum comentário: