quinta-feira, 16 de abril de 2009


Os perversos, sempre eles
Emanoel Barreto

A Folha informa: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que o cálculo do rendimento da poupança precisa e vai mudar, mas ponderou que o assunto será discutido "com carinho" para que os poupadores que têm seu dinheiro aplicado na modalidade não saiam prejudicados.
"Vou ter uma conversa com o ministro Guido [Mantega, da Fazenda] e vamos discutir sobre isso com carinho. Precisamos proteger os poupadores, mas não podemos permitir que pessoas que tenham muito dinheiro apliquem tudo na poupança", disse Lula durante solenidade de apresentação dos novos oficiais generais, em Brasília.
"A poupança é para salvaguardar os interesses da maioria da população que não tem muito dinheiro. Para que eles não tenham prejuízo, vamos fazer isso [mudança] com muito cuidado porque queremos preservar o que temos de mais sagrado, que são os poupadores", completou.

.... Em outras palavras, o pequeno poupador vai ser prejudicado - mais uma vez prejudicado - por causa da ganância, da fome financeira das elites. Uma iniciativa como a caderneta de poupança, única modalidade acessível ao investimento do trabalhador, uma forma de proteger seu limitado patrimônio financeiro, "precisa e deve", como disse Lula, ser modificada, exatamente em função dos que têm muito dinheiro.

Revela-se mais uma vez a cara perversa do capital, sua incompatibilidade com o social, seu desprezo pelo que seja humanidade. De sua ação ruinosa resultam malefícios os mais brutais, cujas repercussões mais sinistras se espalham a chegam aos arrabaldes mais distantes da pobreza, do desamparo, da solidão social que encobre a vida dos despossuídos.

É triste, mas é verdade: o pobre vai ficar mais pobre. E os ricos, não tenha dúvida, encontrarão mais formas de ficar mais ricos.

Nenhum comentário: