quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ficha de Dilma Rouseff nos porões da Oban (Operação Bandeirantes), desencadeada para prender "subversivos"

Os verdadeiros criminosos

Emanoel Barreto

Recente entrevista da Folha de S. Paulo com a ministra Dilma Rousseff buscou, em seu passado de guerrilheira, argumentos para apresentá-la jornalisticamente como "criminosa". Passados tantos anos, soa estranho, muito estranho. Não concordo com os métodos da guerrilha. A democracia deve ser conquistada em praça pública, na resistência tática e persistente frente a modelos autoritários, passo a passo.

Mas agora, quando seu nome desponta como provável candidata à presidência da República na eleição de 2010, reavivar tais lembranças é ato político que busca desmoralizar historicamente alguém que, de qualquer forma, agia pensando em ver no país uma outra realidade social, diversa da opressão econômico-militar vigente na ditadura de 64.

A Folha é adepta da candidatura do governador de São Paulo, José Serra. Assim, sob a empanada de estar praticando jornalismo, na verdade age como partido politico que visa atingir, e anular, a presença política de uma adversária.

Quem leu a entrevista percebe que ali não se passava um ato jornalístico de indagação esclarecedora. Perpetrava-se na verdade um interrogatório, cuja finalidade era, mediante proposição de perguntas capciosas, dela obter respostas que a incriminassem, como se fora criminosa comum, não militante política que praticava essa mesma política por meios de contencioso armado.

Por mais equivocados que fossem os métodos, é bastante suspeito que somente agora, às antevésperas de uma eleição, estes sejam relembrados. Detalhe: a entrevista não buscou resgatar as torturas e humilhações que ela sofreu. Voltou-se inteiramente para configurá-la como uma espécie de Joana d'Arc do mal, sectária e violenta.

Na contraface da moeda, entretanto, ela poderia relatar as brutalidades que sofreu como mulher e como ser humano. E aí, certamente, apareceriam os verdadeiros crimonsos.

Nenhum comentário: