terça-feira, 27 de junho de 2006

Ponha a máscara e ligue a TV: o Brasil vai jogar

"No futebol, quem ganha
e quem perde
as partidas é a alma."
Nelson Rodrigues

O Brasil enfrenta hoje Gana, pela Copa do Mundo.
O Brasil enfrenta hoje Gana pela Copa do Mundo?
Não, nada disso. Um time de futebol, a que chamamos de Seleção Brasileira, disputa hoje uma partida de futebol contra um time de futebol chamado de Seleção de Gana. Só isso. Nada de país enfrentando país, nada de pátrias de chuteiras, como queria também o genial jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues - que grande frasista.

Mas, numa coisa, ele tinha, ou tem, razão: são as almas de brasileiros e ganeses quem estará sofrendo, pulsando, purgando dores sociais e conflitos pessoais, desesperos nacionais e utopias desconjuntadas, enquanto a bola corre em busca do gol.

É como se cada gol fosse uma casa dada a uma família pobre; cada drible sensacional o resgate da fome de milhares de pessoas; cada recuperação heróica do jogador machucado uma mão estendida a milhões de desamparados. Cada desemparado usando a chuteira do craque. Um jogo de futebol desse tipo é na verdade um grande teatro social onde os atores - as almas dos povos, a alma de cada pessoa dos povos - estão desempenhando seu papel social como que em busca de um tempo mais justo. E ninguém nem percebe...

Como no teatro grego, onde os atores usavam máscaras, os jogadores em campo são as máscaras. Os jogadores são a máscara do povo. Encobrem a internalidade do ator a quem dão suporte, um ator intocável, abstrato e que, paradoxalmente, está presente na torcida do estádio ou em frente a um aparelho de TV: o povo.

O povo que em si já é personagem de uma grande tragédia - que se desdobra ao longo da história. Um personagem que sucumbe e renasce no tempo, todo o tempo. É isso, é sempre isso.

PS: espero que nosso time vença. Afinal, a minha alma também é brasileira e quer ganhar a partida.
PS-2: após o jogo, um dos povos terá a alma cansada e triste. E cada pessoa então, separada da multidão e solitária dentro de si, dará de cara com seus fantasmas e se dará conta de que a vida continua. E vai esperar, para daqui a quatro anos, vestir de novo a sua máscara de jogador de futebol.



Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Emanoel,
Voce ja tem um fa clube formadao?
Se tiver quero me registrar!
Parabens!
Amo seus artigos!
Beijos,
Pri
Jornal Achei Canada