quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Brian Snyder/Reuters
Quando morrem as lendas
Emanoel Barreto

A morte do senador Edward Kennedy tira da vida pública americana o último e lendário grande representante do clã dos Kennedy. Uma família envolta em grandeza e tragédias, os Kennedy tinham sobre si uma espécie de aura, além de um charme especial, magnificamente sintetizados no casal John e Jacqueline Kennedy.

Os dois estiveram em Natal em dezembro de 1963, quando eu tinha 12 anos. A cidade em festa, todos querendo ver o presidente americano, sua adorável Jackie e, claro, o carismático governador do Rio Grande do Norte, Aluizio Alves, que os convidara.

Em sua coluna de hoje Sebastião Nery registra: “Kennedy desceria no aeroporto internacional de Natal (Parnamirim), iria de helicóptero até o estádio Juvenal Lamartine, sairia de lá para a Casa de Hospedes, em frente ao palácio do governo, daria uma entrevista coletiva à imprensa, almoçaria e repousaria algumas horas. À tarde, conversaria com o governador e depois participaria de uma reunião do secretariado, onde o secretario da Educação, Calazans Fernandes, faria uma exposição sobre o Programa de Educação, que aplicava recursos da Aliança para o Progresso, e o governador falaria sobre o programa de Habitação Popular e outros projetos. Na manhã seguinte, Kennedy visitaria, em Angicos, em pleno sertão, a experiência pioneira do Curso de Alfabetização em 40 horas, de Paulo Freire”.

Os Kennedy representaram como ninguém o espírito liberal da doutrina americana. Na rota trágica da história deixaram a marca de sua presença.

ZOORÓSCOPO

BABUÍNO - Devem tomar cuidado, especialmente as babuinianas, no caso de pensar em contrair núpcias com os nascidos em Gorila. Todo gorilianiano é abusado, agressivo, além de ter certos dotes voltados para a violência. Homens nascidos em sagüi devem sobremaneira temer relacionamentos estáveis com gorilinianas, uma vez que estas são dominadoras e podem assumir o comando.

Nenhum comentário: